Orçamentos mais precisos com ajuda de tecnologia para BIM

Tomás Lima

Escrito por Tomás Lima

20 de abril 2016| 5 min. de leitura

Compartilhe
Orçamentos mais precisos com ajuda de tecnologia para BIM

Conheça a ferramenta de integração BIM do Sienge (ainda em versão de teste)

Começar a utilizar o conceito de Building Information Modeling (BIM) nos projetos de construção civil não é tarefa fácil, principalmente na fase de buscar as tecnologias para BIM certas para ajudar sua construtora a obter processos e resultados ainda mais competitivos em cada etapa do ciclo construtivo.

Ao mesmo tempo, por mais complexa que essa etapa possa parecer, os resultados valem muito a pena: segundo estudos, uma empresa que já tenha todos os processos em BIM é capaz de desenvolver seus projetos até 75% mais rápido, afirma Fernando Silva Ramos, arquiteto e consultor para implementação de BIM da Softplan.

Outro bom motivo para aplicar já a estratégia de Modelagem de Informações da Construção é que o Sienge, está trabalhando em uma funcionalidade que integra ferramentas BIM (nesse momento o software Revit) ao ERP (sistema de gestão integrado) para tornar a fase de orçamentos ainda mais assertiva. Ou seja, será como associar todas as vantagens do conceito BIM aos diferenciais que os recursos do Sienge oferecem. Por enquanto essa funcionalidade está na versão de testes! Apenas as empresas que já utilizam BIM de forma aprofundada e são clientes do Orçamento do Sienge podem ter acesso a essa opção no momento, mas em breve o produto deve estar disponível para maior público. 

Funcionará assim: ao ser integrada ao Revit®, a aplicação do Sienge extrairá automaticamente todos os quantitativos especificados no modelo e levará todos esses dados para dentro da solução, onde será iniciado o processo de orçamentação.

De acordo com Fernando, o levantamento de quantitativos de materiais, equipamentos e mão de obra na forma manual pode demorar até três semanas para ser concluído, contra apenas alguns minutos que o profissional vai levar entre selecionar os componentes em BIM e visualizar todos os itens a serem orçados na tela do seu Sienge. “É um ganho tremendo de tempo e de esforço, e não tem erro, tudo que foi modelado será orçado, evitando também erros de digitação e de interpretação, pois os processos manuais são muito passíveis de falhas”, comenta o especialista.

Isso sem falar nas demais vantagens que a solução disponibiliza para auxiliar na elaboração de orçamentos. Entre elas está a associação deles a informações registradas no banco de dados do sistema, como valores de produtos, equipamentos e serviços orçados em projetos anteriores.

Elas servem de referência para garantir um orçamento mais assertivo e permitir um comparativo de preço para auxiliar na negociação e na escolha de fornecedores com melhor custo-benefício. Além de aumentar a velocidade na montagem dos orçamentos, é capaz ainda de gerar cronogramas de desembolso mais aderentes à realidade de cada obra.

A série de posts sobre BIM acaba por aqui por enquanto, mas vale a pena lembrar que a utilização do conceito nas obras pelo país está só começando e é um caminho sem volta. Que tal mudar – para melhor! – a forma de elaborar seus projetos e montar orçamentos? Os especialistas da Softplan estarão sempre à disposição para tirar as suas dúvidas quanto a integração BIM do Sienge!

Basta preencher o formulário desta página!

Confira os posts já publicados sobre o BIM:

O que é BIM?

Gerente de BIM: novo profissional que surge no mercado 

O papel da tecnologia na carreira do profissional de BIM

4 bons motivos para começar a aplicar BIM nos seus projetos

Tecnologia para BIM: conheça as principais ferramentas

Como escolher a solução ideal para aplicação do BIM nas construções?

Acesse também o nosso Guia de informações sobre BIM, nele você encontrará tudo sobre BIM em um só lugar com materiais, vídeos e artigos com muitas informações para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.